Aromaterapia

Como funciona a Aromaterapia

A aromaterapia causa a liberação de substâncias fazem parte da composição dos óleos essenciais, essas substâncias causam o desprendimento de partículas que atuam diretamente nas nossas células nervosas, estimulando-as. Esse estímulo causa a ativação das áreas do cérebro responsáveis pelas emoções e também causam reações fisiológicas no indivíduo.

A principal forma de utilização dos óleos essenciais pela aromaterapia é a inalação, contudo, existem outros meios de utilizar que podem ser escolhidos de acordo com o problema a ser tratado e

o estilo de vida de cada pessoa. Confira à seguir, algumas formas de utilização dos óleos essenciais pela aromaterapia:

Inalação

A inalação é a forma mais indicada de praticar a aromaterapia. Isso porque esse método permite que as moléculas cheguem com maior facilidade no sistema límbico do cérebro, fazendo com que hajam alterações no funcionamento do corpo, que o tornam capaz de se recuperar com mais facilidade. As inalações devem ser inicialmente leves, depois deve-se aumentar gradativamente o número de inalações e também a intensidade das mesmas, confira a seguir:

  • Inalações curtas: de 3 a 7 respirações consecutivas, diversas vezes ao dia;
  • Inalações médias: de 10 a 15 respirações consecutivas, diversas vezes ao dia;
  • Inalações longas: de 10 a 15 minutos de respirações consecutivas, de 2 a 3 vezes ao dia.

A maneira correta de fazer a inalação é respirar o óleo diretamente do frasco. Inspire profundamente e mantenha o ar nos pulmões sem expirar por 2 ou 3 segundos. É importante usar sempre óleos essenciais biológicos certificados, a fim de evitar inalar substâncias químicas impróprias, o que acarretaria intoxicações no organismo.